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Operadores de caixa: o que avaliar antes de contratar para seu comércio

A última etapa na compra do cliente no seu comércio. A função dos operadores de caixa não pode ser menosprezada ou ser preenchida por qualquer pessoa. E é por isso que nós elaboramos este conteúdo.

Para saber o que avaliar antes de contratar alguém para o posto e tirar as suas dúvidas sobre o assunto, é só continuar a leitura do artigo. Vamos lá?

O que esperar dos operadores de caixa

A atuação neste posto é mais que passar os produtos mecanicamente pelo sistema de registro. O atendimento no caixa, ou checkout como também é chamado, é tão importante quanto dentro do estabelecimento, e isso vale para todos os tipos de comércio.

É muito comum que, em comércios, essa função seja desempenhada pelos donos. No entanto, o ideal é que você tenha um ou mais funcionários de confiança e treinados para assumir o trabalho caso você precise se ausentar.

Dentre as habilidades técnicas esperadas de bons operadores de caixa estão: atenção, agilidade e afinidade com contas matemáticas. Este será o seu primeiro filtro.

O que compete a este funcionário:

  • Atendimento ao público;
  • Pagamentos e recebimentos de valores;
  • Abertura e fechamento de caixa; 
  • Emissão de notas fiscais;
  • Registrar os produtos vendidos;
  • Controle do estoque;
  • Fazer o controle financeiro.

O segundo filtro, são as habilidades comportamentais, essenciais para o bom atendimento ao cliente. Seus operadores de caixa devem ser honestos, cordiais, pacientes e organizados. Sem essa combinação, não tem como o seu negócio continuar lucrando.

Treinamentos para operadores de caixa

Nem sempre é possível começar com operadores de caixa 100% prontos, então trouxemos aqui duas dicas de treinamento para afiar a sua equipe.

Excelência em atendimento ao cliente

Os operadores de caixa são, muitas vezes, o único contato pessoal entre seu estabelecimento e a clientela. Então é crucial que todos os funcionários, inclusive você, dono de comércio, entenda a importância de oferecer um atendimento de excelência aos seus clientes.

Atender com cordialidade, educação e simpatia é a receita para aplicar as boas práticas do atendimento. Se aliado aos seguintes fatores, como bom mix de produtos, preços competitivos e organização do ponto de venda, é praticamente impossível que os clientes não se encantem e queiram voltar mais vezes ao seu comércio.

Faça uso de sistemas integrados

A tecnologia está presente em tudo, você já faz uso dela para otimizar a gestão financeira e de estoque do seu comércio?

Se você já tem um sistema implantado, ótimo! É só ensinar seus operadores de caixa como usar a ferramenta, lançar informações e gerar relatórios regulares.

Caso você ainda não tenha, saiba que este é um excelente investimento. Com um sistema seu estoque é atualizado em tempo real e o total do dia é facilmente calculado. São processos que agilizam o fechamento do caixa ao fim do expediente e os inventários no estoque.

Este artigo foi útil para você? Você viu que os operadores de caixa do seu comércio precisam ser funcionários treinados para desempenhar a função corretamente e são essenciais para a fidelização do cliente.

 

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