Dunorte

Sobre Nós

Grupo Medeiros: pronto para os próximos 30 anos

Em 1990 iniciava a concretização de um sonho de um jovem goiano que veio transferido para trabalhar em Manaus: a Dunorte Distribuidora, primeira empresa do Grupo Medeiros, fundada por Silvino Medeiros. Com experiência adquirida como colaborador nas indústrias Johnson & Johnson e Gessy Lever, aliada à força de trabalho de sua irmã, Silvia Medeiros, e de seu pai, Omar Medeiros, Silvino iniciou as atividades de distribuição dos produtos da empresa Pró-Higiene Ltda, que fabricava as fraldas descartáveis Plim-Plim, Pupy e os absorventes Ela. Com o objetivo de executar uma operação de forma diferenciada, a Dunorte Distribuidora iniciara uma nova dinâmica no mercado atacado-distribuidor de Manaus, através de novas alternativas em prestação de serviço e em geração de resultados.

A empresa iniciou suas atividades no centro da cidade de Manaus, em um pequeno depósito no bairro da Betânia e, já em 1991, transferiu-se para um novo prédio localizado à Avenida Efigênio Sales, no bairro do Aleixo. Assim, pôde oferecer uma estrutura maior e melhor para toda a sua entusiasmada equipe que em estava em constante crescimento.

No ano seguinte, graças aos resultados do trabalho realizado e às ótimas relações profissionais, a empresa tornou-se parceira da multinacional americana Procter & Gamble, recém-chegada ao país e que havia comprado a indústria de perfumarias Phebo. Este fato é um importante marco de uma época de transformações na empresa, principalmente pelo aumento expressivo de sua concorrência no mercado. Ao iniciar esta parceria com a P&G, cuja transferência de tecnologia e de inovação na operação foram trazidas de sua matriz no exterior, a Dunorte Distribuidora deu um salto qualitativo de organização e operação do negócio, deixando de ser um canal do segmento de atacado e passando a atuar como distribuidor de produtos de consumo.

Com o impulso da parceria com grandes marcas, em 1994, a empresa inaugurou sua sede na Alameda Cosme Ferreira, no bairro do Coroado, em um prédio de 2.000m2, chegando a ter mais de 9.000 m2 de área construída.

Diante da expansão econômica e da oportunidade de levar até o consumidor final e de pequenos comércios os produtos de qualidade que distribuía, em 2003, uma parte da área da Dunorte Distribuidora foi cedida e reformada para a instalação de uma nova empresa do grupo, o Atack Hipermercado, com uma loja de 3.200 m2.

Silvino Medeiros, cuja característica pessoal é de dar autonomia aos seus colaboradores, destacou um time de profissionais liderados José Miranda, para a implantação deste novo projeto, concebido para ter um mix de produtos selecionados, layout de loja moderno, atendimento diferenciado e inovações tecnológicas, com atuação tanto no atacado quanto no varejo, o segmento de atacarejo. Com uma equipe competente e focada na entrega de resultados em um segmento altamente competitivo, a rede Atack cresceu e expandiu-se continuamente, com novas lojas estrategicamente posicionadas nos bairros de Flores, em 2012, com uma loja de 4.740 m2, do Alvorada, em 2017, com uma loja de 3.300 m2 e da Avenida das Torres, em 2019, com uma loja de 4.370 m2, tornando-se uma das principais redes regionais, com faturamento anual superior a R$ 750 milhões de reais.

A partir do sucesso da Dunorte Distribuidora como distribuidor exclusivo dos produtos da P&G no Amazonas, o Grupo Medeiros recebeu o convite para abrir uma filial em Belém e outra em Macapá, com uma nova empresa, a Supergiro Distribuidora, que, em seguida, expandiu suas operações para Porto Velho, Santarém e Boa Vista.

Em 2010, por uma decisão estratégica do grupo, foi vendida a unidade de Porto Velho, bem como as operações da Supergiro no estado do Pará, em 2015. A unidade de Macapá foi desativada, neste mesmo ano.

A Supergiro de Boa Vista recebeu um aporte de investimento e atualmente vem apresentando resultados consistentes e desempenha um importante papel de presença do grupo Medeiros no estado de Roraima.

Em 2017, o Grupo Medeiros foi escolhido pela Unilever para ser o seu distribuidor regional, através da Supergiro Distribuidora, juntando-se às indústrias Robison Crusoé e Kimberly Clark. Baseado em tecnologia, estratégia comercial agressiva, capilaridade de clientes e muito trabalho, em 2020, a Supergiro tornou-se a líder em distribuição dos produtos Unilever no Brasil.

Como consequência do trabalho realizado e graças ao constante crescimento da Dunorte Distribuidora, através da distribuição de grandes marcas como P&G, Nutrimental, SC Johnson, M. Dias Branco e entre outras, a estrutura logística de Manaus, que antes supria a demanda, tornou-se pequena para o volume de mercadorias e de um faturamento da ordem de 550 milhões de reais anuais.

Aqui tem-se um novo marco de inovação dentro do grupo, com a inauguração de novo e moderno centro de distribuição, localizado na Avenida do Turismo, na Zona Oeste de Manaus. Com mais de 30.800 m2, o Centro de Distribuição possui uma estrutura moderna com novos equipamentos e ferramentas para atender com excelência clientes da capital e interior do Amazonas, tornando-se um dos diferenciais para que a operação ganhasse agilidade, eficiência e gerasse um ganho exponencial nos resultados.
Com um sistema totalmente informatizado, do momento de chegada em uma das suas 36 docas, passando pela armazenagem em endereços logísticos computadorizados até a separação e expedição para envio aos clientes, com o acompanhamento monitorado por GPS de toda a frota, a tecnologia embarcada é de última geração. De igual modo, o grupo faz um investimento para expansão da operação em Roraima, com a ampliação do Centro de Distribuição que contará com 7.000 m2 e 14 docas.

O Grupo Medeiros, cujos resultados ultrapassaram em 2020 mais de 1,3 bilhão de reais em vendas, visa, em suas ações estratégicas e comerciais, ser um grupo de distribuição de parceiros de amplitude nacional e internacional de grandes indústrias de produtos de consumo, com grande presença no mercado, bem como cumprir com seu papel social, através da geração de empregos e do cumprimento de suas obrigações legais.

Em 2020, ao completar 30 anos de existência, o Grupo Medeiros consolidou uma cultura organizacional baseada nos valores da humildade para compartilhar conhecimentos, da ética nas relações, do ambiente de trabalho saudável, da liberdade para criar e fazer com responsabilidade e da inovação. E é neste último valor que o grupo concentrou seus esforços nos dois últimos anos e que continua sedimentando as bases para o futuro.

O processo de Transformação Digital e Inovação, presentes desde o primeiro momento nas ideias e ideais do fundador Silvino Medeiros, tornou-se um marco no ano de aniversário, com a implantação de vários projetos, mas, sobretudo, de uma cultura disruptiva, que permitiu e permite recriar permanentemente os negócios do grupo.
Entre os projetos de inovação implantados, a Dunorte Distribuidora e a Supergiro Distribuidora contam com um roteirizador de rotas de equipe de vendas, cujo alcance permite acompanhar, em tempo real, a presença do vendedor no cliente, tempo de atendimento e o mix vendido, bem como as razões de não venda. Do lado da execução de merchandising, através de tecnologia, são identificadas as categorias de sortimento, mix, precificação e comunicação, pela equipe de merchandising. Este monitorado é em tempo real.

Também em 2020 foi implantado e está em pleno funcionamento um moderno Contact Center omnichannel, que realiza atendimento SAC, vendas diretas ao cliente, campanhas comerciais segmentadas, vendas pelo e-commerce e o atendimento de clientes que eventualmente não são atendidos pela rota do vendedor em um determinado dia. Tudo integrado com todos os pontos de contato do cliente, tais como telefone, WhatsApp, redes sociais, SMS e E-mail.

Dentro do processo de Transformação Digital e Inovação foi implantado um novo canal de vendas, o E-Commerce, que abriu uma nova perspectiva para compras online tanto via computador quanto por aplicativo de celular, em conjunto com a monetização de comunicação através de banners, produtos promocionais e de campanhas de inbound marketing, com tecnologias de ponta no relacionamento do marketing digital com os clientes e fornecedores.

A inovação também está presente na rede Atack. Foi realizada em 2020 uma ampla pesquisa quantitativa e qualitativa com mais de 1.800 clientes da zona de influência das lojas, cujo resultado permitiu redirecionar as estratégias para a implantação de um inovador Clube de Vantagens, baseado em tecnologia que permite analisar o comportamento de compra e, com isso, identificar oportunidades de interesses específicos da base de mais de 82.000 clientes que fazem parte do Programa Atack Club, lançado com grande sucesso em 2018 e que chega às suas mãos através de aplicativo inovador e com novas funcionalidades. Também já estão em teste as etiquetas eletrônicas, que permitirão maior agilidade e inovação na experiência de compra dos clientes dentro das lojas.

Quando perguntado sobre como vê o Grupo Medeiros diante do cenário de Transformação Digital e de constantes inovações, o fundador Silvino Medeiros diz que “O nosso ambiente corporativo possui uma estrutura moderna e um clima que favorece a interação entre clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. Chegamos nestes 30 anos em uma condição especial, que mesmo em meus sonhos, não podia imaginar. Formamos uma combinação de sucesso, com um time de profissionais excelentes, parceiros comerciais de peso e valores que moldaram a nossa cultura organizacional e governança. Queremos estender isso também para as demais empresas do grupo, a Dunloc Locações de Equipamentos e a Amazon Engenharia. Sempre acreditei que inovar seria o melhor caminho para alcançar o crescimento sustentável. Iremos consolidar nossa área de inovação no grupo, pois estamos fazendo pequenas revoluções constantemente para nos tornarmos cada vez mais competitivos no mercado, distribuindo produtos de excelência no atacado e varejo. Sem dúvida, estamos nos preparando para os próximos 30 anos”.

Silvino Medeiros tem 60 anos, é natural de Goiânia. Filho de Omar Medeiros e de Aldenir Medeiros, trabalhou como Promotor de Vendas na Unilever e passou por todas as áreas deste negócio chamado distribuição. É um empreendedor nato. Tem orgulho de ser pai de William, Renan, Jonathan e Stephane. Adora curtir seus pets, é um fã de carteirinha de tecnologia e gadgets e ama sonhar alto, principalmente se estiver fazendo o hobby preferido que é pilotar seu avião.