Está querendo movimentar o seu mercadinho e ver os lucros aumentarem? Uma boa estratégia é oferecer um mix de produtos que combine com os clientes. Ao variar as opções e oferecer novas marcas para os consumidores, você pode ser surpreendido com o aumento das vendas e mais pessoas frequentando o seu estabelecimento.
Neste artigo, você vai ver uma lista importante com 6 coisas que você deve prestar atenção ao escolher o seu mix de produtos.
Afinal, o que é um mix de produtos?
Antes de optar por um mix de produtos é preciso entender o que é isso e qual sua importância para o negócio. O mix de produtos, como o próprio nome já diz, é um conjunto de itens ofertados por uma loja.
O objetivo é que a oferta de produtos variados atendam vários tipos de público dentro de um mercadinho, por exemplo.
Ter um mix de produtos é diferente de variar somente uma linha ou categoria. Estamos falando de uma variedade de produtos como um todo. É por isso que para montar um mix de produtos é preciso seguir uma linha estratégica e ser a cara do negócio.
Isso porque uma vez que você oferece diversos tipos de produtos diferentes, dependendo do seu tipo de estabelecimento, eles podem ficar parados e gerar prejuízos.
Por isso, é muito importante saber como variar na ofertas de itens de um mercado.
Fazer sua escolha com base na confiança da marca, na experiência de compra de diferentes clientes, na organização das suas mercadorias e no perfil do consumidor pode ser uma ótima maneira de começar. Dessa forma, seu estabelecimento acerta em cheio o público certo e, claro, você pode ter mais lucro.
Monte o seu mix de produtos com estas 6 dicas!
1. Saiba para quem você vende
O primeiro passo para montar um mix de produtos é entender o tipo de consumidor que frequenta seu mercado. Além de ter uma ideia da faixa etária e do que eles procuram, é bom saber a preferência de marca e o por quê de suas escolhas.
Para isso, além de ter um olhar atento, você pode abrir um canal de comunicação direto com seus consumidores. Pergunte o que eles acham de certa marca, suas preferências, frequência de compra e como você pode melhorar na oferta de produtos.
Olha, garantimos que esse já um grande passo para a escolha do seu mix de produtos. Afinal, se você tiver bem definido quem são seus clientes e o que eles buscam, fica muito mais fácil acertar na hora de variar na oferta de itens.
2. Seja cuidadoso na hora da escolha
Mas o que escolher para variar? As possibilidades são infinitas. E isso pode ajudar ou atrapalhar seu mercadinho se você não fizer o certo. Variar de uma vez pode causar estranhamento nos clientes e afastá-los quando a procura for dificultada pela distribuição dos itens na gôndola, por exemplo.
Entretanto, variar de menos pode não representar uma diferença considerativa para que seu negócio absorva os resultados. Por isso, estudar a clientela é tão essencial na hora da escolha.
Avalie ainda o foco do seu estabelecimento. Por exemplo, você pode ter muita saída de produtos de uma marca líder, mas alguns clientes podem procurar outros produtos e optar por levar o mais barato. Nesse caso, é bom variar as marcas de um mesmo segmento para atender dois tipos de consumidores.
Você pode escolher seguir uma linha como:
- A posição do produto no seu estabelecimento;
- Produtos que os clientes consideram como um diferencial;
- Produtos que formam a imagem do seu negócio (saudáveis, baratos, etc.);
- Produtos que complementam as compras dos clientes;
- Produtos que ajudam a fidelizar o cliente (aqueles que eles pediram que estivesse nas prateleiras).
3. Organize o seu mix de produtos
Não basta colocar os novos itens na gôndola e não ficar de olho. É preciso avaliar se os produtos estão saindo e se os clientes estão gostando dessa variedade. Além disso, ter controle das mercadorias que entram e saem é muito importante para saber o volume e velocidade de venda de certas marcas.
A partir disso, é hora de olhar com atenção para as suas vendas e investir no que está dando certo. Você ainda pode fazer pequenos testes, variando alguns tipos de produtos e observando os resultados. O importante é não perder o controle para não ficar no prejuízo, viu?
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4. Coloque uma data de revisão
Para ajudar no item anterior, é bom estabelecer uma data para fazer a revisão das vendas. Assim, você se compromete em analisar detalhadamente quais produtos possuem maior potencial de venda.
Um mix bem definido com pouca variedade de marcas, por exemplo, pode aumentar a venda de produtos específicos no seu mercado. Ficar de olho no equilíbrio das vendas é importante nessa hora!
5. Feche as parcerias corretas
Então, você já tem em mente o que vai compor o seu mix de vendas? Mas onde comprar? Para não ficar inseguro na oferta de produtos e ter a garantia do abastecimento rápido do estoque, escolha um fornecedor de confiança e referência na cidade.
Uma distribuidora que se preocupa com o estabelecimento do cliente pode ser o diferencial para o sucesso dos negócios, principalmente se a relação for vista como uma parceria.
Assim, a distribuidora também assume o desafio de aumentar as suas vendas, auxiliando no que for possível e ainda pode facilitar a logística com uma entrega eficiente. Não dá para errar num ponto tão importante como esse, concorda?
6. O que não fazer
Agora que ajudamos com dicas do que você precisa saber para montar seu mix de produtos, é hora de você descobrir o que definitivamente NÃO deve fazer para não atrapalhar seu mercado.
- Não compre um mix de produtos sem analisar as necessidades dos seus clientes;
- Não feche parcerias com fornecedores que são pouco conhecidos ou não facilitem a compra/entrega;
- Não se deixe levar por produtos com preço baixo só para variar seu negócio. É preciso que eles vendam (e sejam de marcas que o seu cliente confia);
- Não deixe de vender um produto no seu mix sem analisar o porquê de ele não está vendendo.
Este conteúdo te ajudou? Agora que você já sabe como escolher o mix de produtos ideal para seu negócio, que tal aprender mais lendo o artigo Mercadoria para revenda: o que avaliar na hora de contratar um fornecedor?