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10 dicas para não deixar faltar estoque no seu mercadinho

Sabe o que vem na minha cabeça quando alguém me fala que tem produtos em falta no estoque? “Falta de dinheiro entrando no caixa”. Ou seja, falta de vendas. Isso porque eu não vejo como se estivesse perdendo uma, duas ou vinte vendas, mas sim vários clientes, que talvez encontrem o que precisem no concorrente e parem de comprar de mim.

E essa é uma das maiores razões para que você não corra o risco de ficar sem produtos em seu estoque. Pois ter o que o cliente sempre precisa é um dos fatores que mais influenciam para sua fidelização – às vezes, muito mais do que o preço.

Sim, o preço é importante, mas não é tudo. Afinal, será que o seu cliente ia preferir ir até um supermercado que fica a 1,5 km de distância da sua casa ou compraria no seu mercadinho que fica bem na esquina, sabendo que lá tem o mesmo produto que ele procura?

A segunda possibilidade seria a mais provável, concorda? Por isso, neste conteúdo eu vou lhe dar 10 dicas práticas para que você nunca mais fique sem produtos no seu estoque, seja por esquecimento ou por outro motivo. Continue lendo!

1.Dê atenção à “Curva ABC”

A curva ABC, conhecida também como “80-20”, é um método utilizado com o objetivo de classificar itens por ordem de importância. E você deve estar pensando: “Como isso pode ser utilizado no meu mercadinho?”. É simples!

Você separa os itens do seu estoque nos tipos A, B e C. Assim, vão ser classificados da seguinte forma:

  • Classe A: aqui devem ser encontrados os principais itens do estoque do seu mercadinho. Ou seja, são itens que nunca devem faltar. Isso porque cerca de 20% desses itens correspondem a 80% do valor do seu estoque.
  • Classe B: aqui são encontrados os itens que você considera vantajosos economicamente, mas menos importantes que os da Classe A. Cerca de 30% desses itens correspondem apenas a 15% do valor do estoque.
  • Classe C: aqui são os 50% restantes dos itens em estoque. Eles são menos valiosos e correspondem a apenas 5% do valor do estoque.

Estes números podem ser utilizados como base. Porém, o ideal é que se redistribua a porcentagem, de acordo com a realidade do seu mercadinho.

2.Faça um controle de estoque

Não importa se o seu mercadinho ainda é pequeno ou tem uma estrutura simples. Pegue o papel e a caneta e vamos começar a anotar o que entra e o que sai do seu estoque a partir de hoje.

Desta forma, além de controlar a parte financeira do seu mercadinho, será mais fácil também de entender quais produtos que se vendem mais rápido. Assim você vai saber quais produtos merecem mais investimento na hora de fazer as compras para abastecer o estoque.

3.Organize o estoque do seu mercadinho

A prática de organização é boa não somente para os olhos de quem vê, mas também para o seu bolso. Pois quando o estoque está organizado é mais fácil de ver os produtos que estão acabando, vencendo ou até parados por um longo tempo.

Já aconteceu de você jurar que tinha determinado produto no seu mercadinho mas quando foi olhar no estoque não tinha mais? Isso acontece muito quando não temos um bom controle de estoque. Por isso a organização é tão importante. Pois ajuda a você lembrar de sempre está abastecendo o estoque, para não ficar sem o produto quando o cliente precisar.

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4.Estabeleça processos

Como seu dia deve ser corrido, é bom ter tudo sempre bem definido pra não esquecer de nada. Inclusive, se trabalhar mais alguém no seu mercadinho, essa pessoa precisa trabalhar da mesma forma que você trabalha, para não haver processos diferentes.

Falo sobre aquelas coisas básicas: vendeu? Anota. Acabou um tipo de produto? Anota também para passar para a pessoa responsável pela compra. Tudo isso para ficar registrado e ninguém esquecer de repor os materiais.

5. Pense nas saídas dos produtos

Se você já tem um tempo como comerciante, já deve ter percebido que há períodos em que as vendas ficam mais altas ou alguns tipos de produtos vendem mais que outros, certo? Um exemplo disso é no início do mês, quando a maioria das pessoas recebem e fazem o rancho pra casa.

Por isso, sempre é bom estar com o estoque preparado para a demanda desse período. Inclusive, o fim de ano é outro período que mais se vende também. Por isso, fique atento para os períodos de altas nas vendas.

6. Faça novas compras periodicamente

Conheça o período médio de estoque dos produtos do seu mercadinho. Saber quantos dias, mais ou menos, um produto fica em estoque é ideal para o seu planejamento. Desta forma, assim que você fizer uma compra já vai saber, aproximadamente, o dia em que deve comprar novamente aquele produto.

Assim você já coloca como uma anotação ou lembrete no seu caderno de controle. Isso vai te ajudar a nunca mais ficar sem um determinado produto em estoque. Principalmente se ele for do tipo classe A, como vimos no início desse texto.

7. Tenha fornecedores confiáveis

Um dos principais fatores que contribuem para que um comerciante fique sem estoque é a falta do produto no próprio distribuidor, que muitas vezes nem tem previsão de quando vai repor o estoque daquele material.

Isso acontece porque, na maioria das vezes, as cargas ficam presas nas fiscalizações ou quando há greve de caminhoneiros, por exemplo. E isso é bem chato, não é mesmo? Por isso, escolha fornecedores que não vão te deixar na mão.

8. Aumente a área de estoque

Muitas vezes o comerciante não abastece bem seu mercadinho por falta de espaço para colocar as mercadorias. Neste caso, o ideal mesmo seria aumentar a área do estoque.

Essa necessidade de espaço deveria ser encarada de uma boa forma, já que isso demonstra que o seu negócio está crescendo e que você precisa crescer junto. Por isso, essa é uma questão a ser pensada também.

9. Ouça seus clientes

Quem sempre está nos avisando que falta algo em nosso estoque é o nosso próprio cliente. Quer saber como? Quando ele pergunta se tem determinado produto e você diz que não.

Neste exato momento você precisa anotar para não se esquecer e se planejar para comprar o mais breve possível. Pois se há demanda, a oferta deve vir do seu mercadinho. Então esteja sempre ouvindo seus clientes, inclusive, na hora que eles sugerirem que você venda algo novo.

10. Revise as dicas

Por fim, depois de aplicar todas ou a maioria dessas dicas no seu mercadinho, sempre venha revisar e ver se não está esquecendo de colocar alguma delas em prática. Depois me conta o resultado que você sentiu nas suas vendas após essas mudanças!

Agora sugiro que você leia: Dunorte: veja como é fácil comprar pelo nosso site

 

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