Quando existe um controle de estoque efetivo e incorporado no dia a dia, é sinal que o dinheiro que circula no seu negócio está sendo bem cuidado. Não parece uma relação muito óbvia quando estes dois fatores aparecem juntos.
Para você entender como isso é feito em x etapas muito simples, é só conferir o artigo que elaboramos sobre o assunto. Confira!
Você pode se interessar por:
– Como vender mais em datas comemorativas: aplique estas 5 dicas no seu negócio
Controle de estoque no salão de beleza
Todos os itens que estão guardados no seu estoque hoje, foram resultado de um investimento, certo? Então, é preciso concordar que seu estoque é como se fosse dinheiro vivo.
Cuidar do capital é essencial para a saúde financeira das empresas, independentemente do segmento. Para os salões de beleza é ainda mais importante, visto que os produtos utilizados nos atendimentos são de alto custo.
O controle de estoque começa antes da compra, passa pelo monitoramento de uso no dia a dia e inclui o registro de entrada e saída. Mesmo o produto já em uso, que fica no lavatório, é dinheiro mobilizado. E ele precisa ser cuidado.
A falta de controle é prejuízo na certa. Produtos vencidos, parados ou sem utilização fazem o seu dinheiro ir para o ralo. Veja como evitar que isso aconteça.
Tenha as seguintes informações:
- Qual o prazo médio de uso do produto?
- Qual a quantidade consumida do produto por serviço?
- Quais os Itens com maior saída por venda e por consumo interno?
- Quanto tempo dura cada novo produto em relação aos tipos de serviços prestados?
Uma dica é separar cada produto por profissional e ver quanto tempo vai durar com ele. Também vale separar os produtos, mesmo que eles sejam repetidos, para somente determinado tipo de serviço.
4 etapas para fazer o controle de estoque
Um bom controle de estoque é feito diariamente. A coleta de informações acerca do que tem e do que não tem refina o pedido de compras, deixando-o mais preciso e de acordo com as necessidades do salão de beleza. Fique agora com as 4 etapas essenciais:
1. Conheça os produtos
Todos os itens existentes precisam estar registrados. Para isso, é necessário fazer o levantamento e cadastro dos itens, que pode ser por meio de planilhas ou mesmo aplicativos.
2. Padronize a quantidade
Observe como se dá o uso dos produtos, quanto tempo ou quantas aplicações eles rendem. Com isso fica mais fácil estimar a durabilidade e quantidade a ser comprada.
Uma boa forma de fazer essa mensuração é usando medidas padrão, com copos, scoops ou seringas na aplicação de cremes, xampus e tratamentos químicos. De posse de tudo isso, analise quinzenal ou mensalmente.
3. Registre entradas e saídas
Para a venda ou consumo do salão, tudo precisa ser registrado quando chega e quando sai. O controle de estoque possibilita que informações valiosas para o seu negócio sejam postas em prática para melhorar a lucratividade.
Apenas fazendo esse registro dá para saber, por exemplo, o que foi gasto e o porquê, quantos serviços utilizaram aquele produto e se foi dentro do esperado para a época. Na hora de comprar, você vai saber muito bem como acertar na quantidade.
4. Dê saída aos produtos parados
Muito simples: dê descontos nos serviços que utilizam esses produtos ou mesmo proporcione mimos aos clientes para não perder a validade dos itens.
Planeje a duração média para evitar que esse tipo de situação ocorra no seu estabelecimento.
Gostou do nosso conteúdo? No artigo, você viu que o controle de estoque nos salões de beleza é uma medida essencial para a lucratividade do negócio. E aqui nós ensinamos as x etapas para tornar essa tarefa mais fácil. Para ajudar a gerir outras áreas do seu negócio, recomendamos a leitura do seguinte material:
– 40 produtos de perfumaria que não podem faltar no seu mix e que ajudarão aumentar suas vendas