Dunorte

5 dicas para organizar um estoque tendo pouco espaço

Há alguns anos você montou um pequeno mercadinho que acabou dando certo e foi crescendo, mas sem muito planejamento. Por isso, você foi aumentando o estoque com produtos que viu que tinha saída e que lhe daria um bom retorno.

O problema agora é que a estrutura do seu mercadinho é quase a mesma de quando você começou, porém, com um estoque maior e por isso está meio desorganizado, não é?

Não, eu não sou um adivinho. É que essa é a situação da maioria dos comerciantes que iniciaram da mesma forma que você. Inclusive, conheço muitos deles. Mas calma, vim trazer nesse conteúdo 5 dicas para organizar o seu estoque mesmo com pouco espaço. Vamos conferir?

1. Separe os produtos por nível de saída

Como seu espaço de estoque é pequeno, tudo precisa ser mais acessível. E uma das formas de fazer isso é organizando os produtos pelo tipo de movimentação (saída) que eles têm dentro do seu mercadinho.

Funciona assim, os itens que mais vendem devem ficar sempre na frente, tanto para otimizar seu tempo ao pegar o produto para abastecer as prateleiras, quanto também para não precisar ficar mexendo em outros produtos para alcançar um que esteja lá atrás, um pouco mais inacessível. Entendeu?

Essa regra serve tanto para o estoque quanto para o ponto de venda. Pois os produtos também devem ser acessíveis aos clientes que estiverem fazendo compra em seu estabelecimento.

2. Utilize a regra do “PVPS”

Outra regra parecida com a anterior, é você organizar as mercadorias do estoque com base no método “PVPS”, que significa “Primeiro que vence. Primeiro que sai”. Assim, os produtos que tem uma validade mais próxima devem ficar na frente, enquanto os com validade mais distante devem ficar atrás.

Isso ajuda muito na diminuição de perdas por vencimentos dos produtos, mas ajuda também na organização, já que traz uma forma de padronizar a arrumação dos produtos no mercadinho. Além disso, também traz a mesma vantagem de não precisar ficar mexendo nos produtos de trás, o que contribuiria para a desorganização. 

3. Aproveite o espaço vertical do seu estoque

Utilizando o espaço vertical do seu estoque – isto é, organizando as mercadorias de baixo para cima – pode ser facilmente otimizado com o uso de prateleiras. Hoje talvez já tenha algumas em seu mercadinho, porém, deva ser somente na àrea de vendas. Estou correto?

O ideal é que também tenha prateleiras na área do seu estoque. Nesse caso, elas devem ser um pouco mais fortes, para armazenar os produtos mais pesados. Assim você consegue até guardar os produtos na própria caixa e só retirá-los quando for vender ou expor na prateleira.

Leia também: 10 dicas para não deixar faltar estoque no seu Mercadinho

4. Estabeleça uma lógica de arrumação

A maioria dos pequenos comerciantes organizam suas mercadorias da mesma forma: empurram onde tiver espaço. Embora seja comum para quem está iniciando, essa prática não ajuda a gente aproveitar melhor o espaço que temos – principalmente se ele for pequeno.

Por isso, precisamos estabelecer uma lógica de arrumação das mercadorias dentro do seu comércio, tudo bem? Primeiro, pensa em um produto que você vende bastante aí no seu mercadinho. Ele corre perigo de estragar logo se ficar em um lugar que tenha bastante umidade, como por exemplo, ao lado dos freezers? Então está na hora de trocá-lo de lugar.

Fatores como a temperatura e a circulação de ar no ambiente que você armazena sua mercadoria também devem ser levados em conta na hora de organizar seu estoque. Afinal, não queremos que você tenha perdas por ter deixado produtos estragarem no seu comércio, não é mesmo?

Outra dica que eu dou para os meus amigos comerciantes aqui da Dunorte é: tente organizar os produtos de A a Z ou em pequenos grupos, por tipo. Esse segundo modo é o que mais eles utilizam em seu estoque, pois funciona de forma parecida com a organização das prateleiras.

Quando você agrupa as mercadorias por tipo – isto é, farináceo, bebidas, enlatados e outros – fica mais fácil de encontrá-las e controlá-las. Principalmente quando há mais de uma pessoa cuidando do mesmo trabalho. Pois se um arrumar de um jeito e o outro, de outro, vai ficar bem confuso.

5. Aproveite bem a área de vendas

Se o espaço do seu estoque é pequeno ou quase não existe, precisamos otimizar a área de vendas, ou seja, o próprio mercadinho. Nesse caso, toda vez que você for expor algum produto, pense se o estoque dele não pode ficar bem ao lado. 

Por exemplo, se você coloca algumas freezers de refrigerante, cerveja, etc, bem na frente do seu comércio, ali próximo ao caixa, veja se é possível colocar também as caixinhas fechadas bem ao lado.

Isso pode ajudar não só na organização do seu estoque, mas também nas suas vendas, uma vez que ao pensar em levar uma latinha, o cliente tenha a possibilidade de levar uma caixinha completa, já que está ali bem na frente dele.

Sabendo que muitas vezes é a parte da frente do seu comércio que chama a atenção do cliente para entrar e comprar algo, você pode separar alguns produtos que estão em promoção ou que causam um certo interesse e colocá-los bem na frente do seu estabelecimento. 

Eles precisam ser produtos mais leves ou fáceis de carregar, já que você precisará movimentá-los todos os dias. Mas isso vai ajudar a otimizar a área que você tem, liberando espaço para alocar outros produtos do seu comércio.

Produtos em maiores quantidades como farinha, arroz, feijão e outros deste grupo, podem ser colocados lá na parte do fundo do seu mercadinho. Se possível, você deve armazenar também o estoque próximos à eles, assim como é feito nos atacarejos, para aproveitar melhor o espaço.

Simples práticas como estas devem ajudar bastante na hora de organizar o estoque do seu comércio. Por isso, não perca tempo, já comece a utilizá-las agora mesmo. Compartilhe também com a equipe, família e amigos que te ajudam no seu mercadinho!

 

Não deixe de conferir também: Tudo o que você precisa saber para comprar pelo site Dunorte

Gostou desse produto? Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram