Prejuízo é um problema que não pode fazer parte do dia a dia do seu negócio. E todas as ações, na administração do seu estabelecimento, devem estar direcionadas para este fim. Produto vencido nas prateleiras é uma das causas disso.
Acompanhe o artigo de hoje para saber as consequências e como evitar em 6 dicas.
Você pode se interessar por:
– Como calcular a margem de lucro de um produto? Aprenda agora!
O que o produto vencido significa para o seu comércio
Desperdício e prejuízo. Em ambos os casos, é ruim para o faturamento e para a reputação do seu comércio. Deve ser prioridade evitar produto vencido na gôndola e pensar em estratégias que assegurem um excelente controle de entrada e saída de produtos.
A Associação Brasileira de Prevenção de Perdas – ABRAPPE – a maior causa de perdas no varejo se dá por produto vencido, ficando atrás apenas dos furtos.
Para evitar este tipo de situação é preciso se antecipar e agir para prevenir que isso aconteça. E o mais comum é que os donos de estabelecimentos, como mercados e farmácias, só percebam quando já aconteceu.
Entre as consequências, existem as implicações legais. Expor para a venda alimentos e bebidas em desacordo com as normas da vigilância sanitária é passível de punições com multas ou reclusão de 2 a 5 anos, previstas em lei (Lei 8.137/90), caso o ponto de venda comercialize itens que estejam impróprios para o consumo.
Portanto, organize o estoque e faça controle do fluxo de produtos para aumentar a rentabilidade e fazer o capital girar.
6 dicas para evitar produto vencido na gôndola
Planejamento é a palavra de ordem para que não haja produto vencido em seu comércio. Vamos às dicas?
- Coloque nas prateleiras da frente os itens que estão com a data limite para consumo perto de expirar.
- Faça promoções para dar saída a esses produtos, diminua o valor ou faça sessões de degustação no estabelecimento.
- Ao renovar um lote de produtos se certifique de que eles estejam com mais da metade da vida útil.
- Armazene corretamente tanto itens perecíveis quanto não perecíveis para evitar que eles estraguem antes da validade expirar.
- Preserve as embalagens originais e mantenha os produtos sempre limpos nas prateleiras. A apresentação é muito importante para o consumidor.
- Evite mudar os produtos dos seus lugares comuns dentro do ponto de venda. Assim o consumidor não se perde ao procurar por eles no momento da compra.
O que fazer com o produto vencido?
Se o consumidor encontrar um produto vencido em seu estabelecimento, ele tem o direito de levar outro igual – ou similar – gratuitamente, que esteja dentro da validade. Esta é uma prática comum nas grandes redes de supermercados.
Internamente, o que você pode fazer se algum produto venceu, é dar baixa de mercadoria por avaria – pode ser por perda, roubo ou deterioração. Funciona assim:
– Uma nota fiscal deve ser emitida denominada baixa de mercadoria por avaria;
– CFOP: 5927 – Outras saídas
– Natureza de operação: baixa de estoque por avaria, perda ou roubo – de acordo com o caso;
– Destinatário/Remetente: a própria empresa
– Valor da nota: valor do custo da mercadoria.
– Dados complementares: nota emitida nos termos da Lei Complementar 87/96 e Comunicado CAT 66 de 29/10/96.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Com ele, você viu que produto vencido é sinônimo de prejuízo, e por isso trouxemos 6 dicas para evitar isso no seu estabelecimento.
E já que estamos falando sobre isso, que tal ler um conteúdo relacionado?
– Aprenda a fórmula para precificação de produtos corretamente