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Aprenda agora dicas para vender mais pelo whatsapp!

4 dicas para aumentar as vendas pelo WhatsApp

O consumidor dos dias de hoje quer comodidade, rapidez e, se possível, fazer tudo do conforto da própria casa. Por isso, as vendas pelo WhatsApp têm se tornado uma das melhores alternativas para quem quer manter a lucratividade no topo e ainda agradar os clientes.

 

No artigo de hoje vamos te ensinar a aproveitar as vantagens desse tipo de serviço em 4 dicas muito simples. Vamos começar!

 

Leia também:

– Maquininha, PIX e mais: formas de pagamento para adotar no seu comércio

 

Por que fazer vendas pelo WhatsApp?

A tecnologia está aí para ser usada mesmo! Então porque não aproveitar os benefícios de ferramentas, como o próprio WhatsApp, que todo mundo usa, para turbinar as vendas no seu comércio?

 

Mesmo que a venda seja à distância, virtual, você fica mais próximo do cliente, de certa forma. Divulgue promoções, lançamentos, novas formas de pagamento, avisos em geral e mais: receba pedidos e pagamentos. Centralize os contatos comerciais com clientes e fornecedores em um só local.

 

O grande segredo aqui é que, para fazer vendas pelo WhatsApp e para que a estratégia dê certo, você precisa primeiro ajustar alguns pontos antes de anunciar essa novidade. Conheça a seguir.

 

Como fazer vendas pelo WhatsApp

Passo número um: use o WhatsApp Business. Como o próprio nome sugere, ele é voltado para atividades comerciais e conta com muitas vantagens e recursos diferentes do WhatsApp convencional.

 

É gratuito, eficiente e ainda ajuda a manter separado os contatos da família e amigos dos clientes e fornecedores. Dá para criar listas de transmissão e catálogos de produtos, tudo para se comunicar melhor com seu público e vender mais. 

 

Olha como é fácil de configurar o perfil comercial;

  • Baixe o WhatsApp Business;
  • Insira informações importantes do seu negócio, como endereço, e-mail, horário de funcionamento;
  • Link para as redes sociais, se as tiver.

 

Para aumentar as vendas pelo WhatsApp é necessário ter um funcionário, ou pode ser você mesmo, para monitorar o recebimento das mensagens. Mesmo que a versão Business tenha a possibilidade de responder automaticamente – você pode configurar essa resposta – quem entrou em contato não pode ficar muito tempo esperando.

Um detalhe importante, se você quer apostar nas vendas pelo WhatsApp, é estruturar um sistema de entrega ou retirada dos produtos. Não esqueça.

4 dicas para melhorar as vendas pelo WhatsApp

Se você chegou até aqui, já deu para entender que organização é um ponto-chave para que essa modalidade de vendas dê certo em seu estabelecimento. Anote as 4 dicas que vão te ajudar a fazer dessa decisão um sucesso.

1. Crie etiquetas 

As etiquetas são um recurso muito interessante para organizar os contatos e poder encontrá-los com mais facilidade depois. No aplicativo já vêm algumas prontas como “pagamento pendente”, “pago” e “novo cliente”. Com isso, as conversas ficam agrupadas dentro dessas categorias. 

Dá para personalizar as etiquetas de acordo com as suas necessidades também.

2. Respostas automáticas

Mencionamos anteriormente sobre a existência deste recurso e agora vamos te explicar como ele pode te ajudar. As mensagens automáticas são uma super ajuda para aqueles momentos em que não se pode dar um retorno imediato para o cliente.

Nas configurações da empresa dá para criar mensagens de:

– Ausência: quando estiver fora do horário de funcionamento;

– Saudação: a primeira que o cliente recebe ao entrar em contato;

– Rápidas: com algumas respostas para as perguntas mais frequentes sobre o comércio.

Dá até para saber, pelas estatísticas, o que foi enviado e o que foi lido. Com esse termômetro, você fica sabendo como anda o interesse dos seus contatos. 

3. Interaja com os seus clientes

Para aqueles que sempre compram com você, vale uma mensagem de vez em quando perguntando se eles estão precisando de algo. Ou mesmo para desejar feliz aniversário.

Além disso, tire dúvidas e receba sugestões utilizando a ferramenta. Só tome cuidado para que essas interações não sejam em excesso, pois aí elas geram o efeito contrário, e aí em vez de aproximar, vai repelir as pessoas.

4. Feche vendas pelo WhatsApp Business

Com um catálogo criado – e atualizado – disponível para os clientes, os seus contatos podem acessar diretamente pelo seu perfil. Um link de pagamento é gerado e a venda é efetuada em poucos cliques.

O pagamento pode ser feito por débito, boleto e até cartão de crédito com opções de parcelamento. 

Gostou do nosso conteúdo? Nele você viu que as vendas pelo WhatsApp podem ser a solução que seu negócio precisava para manter a lucratividade em alta e ainda oferecer comodidade para os seus clientes.

 

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