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Gestão por categorias: saiba como esta técnica pode ajudar na organização do seu minimercado

Gestão por categorias: melhore a organização do seu minimercado

Eu tenho certeza que seu minimercado está bem arrumado e os produtos das prateleiras estão nos lugares certos. Mas existe uma estratégia para melhorar as vendas chamada gerenciamento por categoria. Você já ouviu falar dela?

O gerenciamento de categoria, nome que soa complicado, é basicamente uma maneira de organizar os produtos de acordo com as necessidades do consumidor. O objetivo é sempre atender às necessidades do consumidor.

Vamos aqui usar o exemplo do seu banheiro. Na pia estão os itens de higiene oral e facial certo? Escova de dentes, creme dental, sabonete líquido e uma toalha para enxugar as mãos. Na área do chuveiro é que vão estar o sabonete, shampoo, condicionador, entre outros. 

Observe que estes itens não teriam porquê estarem em outro local. Não seria prático todo dia ir buscar o shampoo na cozinha, não é verdade?

A mesma coisa é com o seu minimercado. Quando os produtos estão organizados e combinados com outros itens de necessidade similar, fica mais fácil de serem visualizados e, com isso, vendidos.

O objetivo do gerenciamento de categoria é justamente ver quais itens se encaixam melhor em um ponto de venda (PDV). Com isso é possível aumentar as vendas ao mesmo tempo em que melhora a gestão de estoque.

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Quais os tipos de categorias?

O gerenciamento de categorias, mesmo usado em minimercado, é uma necessidade do varejo. Você sabe quais são elas?

Essas categorias são grupos de produtos com itens que podem ser substituídos ou se complementam. Na categoria higiene, por exemplo, estão os produtos como hidratantes, sabonetes, entre outros.

A classificação das categorias são definidas de acordo com a utilidade dos produtos e também pela capacidade de atrair os clientes para os supermercados – e minimercados também. Dá uma olhada abaixo:

Destino

Quando o estabelecimento é visto como o melhor lugar para comprar determinado produto. O próprio ponto de venda faz com que ele seja lembrado por isso: exemplo açougue, adega, padaria. 

Rotina

Nesta categoria estão os itens que fazem parte do dia a dia do consumidor, nos seus hábitos de consumo e os estabelecimentos que oferecem esse mix de produtos. São as estivas, como arroz, macarrão, açúcar, entre outros. 

Ocasionais

São os produtos de vendas específicas em um período do ano – chamadas de vendas sazonais. Em determinadas datas ou ocasiões esses produtos têm muita procura e vendem bastante. Ovos de Páscoa, panetones, bacalhau, entre outros. 

Conveniência

Servem para atender vontades pontuais ou emergenciais de consumo. Um minimercado que investe nessa categoria ganha status de loja completa. Olha a variedade de produtos: bebidas em geral, petiscos, doces, pratos congelados e muitos outros. 

Um ponto que preciso reforçar aqui é essas categoria não são absolutas. Dependendo da localização e do público elas podem ser mudadas, sem problema algum, desde que seja feita uma análise antes.

Também podem ser criadas novas categorias para o seu minimercado, basta que você fique atento aos comportamentos de consumo do seu público. Afinal, você opera para atender às necessidades dele, certo?

É uma via de mão dupla: você supre o consumidor com o que ele precisa e em troca você lucra. Tá, mas além de poder melhorar as vendas, há outras vantagens no gerenciamento de categorias? A resposta é sim!

Vantagens do gerenciamento de categorias

A coisa mais importante, além de aumentar os lucros, é oferecer um bom serviço para o seu consumidor enquanto ele compra. Isso se chama experiência de consumo. Quando ela é boa, tem grandes chances de fidelizar o cliente. E um cliente fiel sempre vai comprar no seu minimercado. 

Dentro de um minimercado são muitos produtos que disputam a atenção, então a boa distribuição deles é o que vai fazer a diferença no momento de comprar.

Um estabelecimento com má organização pode até ter volume no caixa, mas certamente lucraria muito mais se usasse o gerenciamento de categorias para valorizar a mercadoria.

Análise do minimercado

Antes de começar a reorganizar tudo no minimercado, vamos entender como o gerenciamento por categoria pode ser feito.

São inúmeras opções de arranjos que podem ser feitas. Isso vai depender dos produtos que você gostaria de destacar e/ou que gostaria que vendessem mais. Depois de definir o seu objetivo, aí sim vai ser possível olhar para tudo e analisar alguns aspectos, como os abaixo, veja só:

Sortimento: são produtos que têm bastante procura?

Reposição: caso os produtos tenham saída, será possível fazer a reposição sem causar transtorno?

Preço: são atrativos o suficiente para o consumidor?

Promoção: como elas vão ser feitas e onde serão divulgadas?

Apresentação: como e onde os produtos vão ser exibidos?

Novidades: esses produtos são boas oportunidades de compra?

Depois dessa análise, é hora de arregaçar as mangas e colocar o gerenciamento de categoria em prática. 

Dicas para gerenciar as categorias do minimercado

Para fazer isso nem precisa desembolsar dinheiro. Fica de olho nas dicas abaixo:

Os produtos de categoria novas ou que têm baixo consumo podem ganhar um local mais atrativo para serem expostos perto de itens que têm alta procura. Assim eles são apresentados ao consumidor perto de outros produtos que já são conhecidos.

As categorias relacionadas precisam estar próximas. Na padaria, itens como leite, achocolatado e frios têm mais visibilidade se estiverem posicionadas por perto. Outro exemplo são as massas: as categorias relacionadas são os molhos, queijo ralado e nas proximidades, os vinhos.

Converse com seus fornecedores. Eles têm ótimas ideias para expor produtos e você pode até fazer parcerias entre seu minimercado e alguma marca em específico para lançamento de produtos ou promoções.

Viu só como o gerenciamento de categorias é muito simples de executar? O seu minimercado só tem a ganhar quando está bem organizado. Além de deixar o estabelecimento mais bonito e com ambiente agradável para atrair mais clientes, os que compram podem ser fidelizados – peça muito importante para a sua lucratividade e reputação.

Agora que você aprendeu a organizar seus produtos por categorias, que tal agora ler mais sobre: Como realizar ações promocionais para o seu mercadinho crescer cada vez mais

 

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