Qual é a primeira coisa que você pensa quando alguém fala em ações promocionais? Se você pensou que isso aí é coisa chique e cara, pois fique sabendo que está enganado!
É isso mesmo! E mesmo que seu estabelecimento esteja numa rua movimentada, com grande fluxo de vendas por dia, eu vou mostrar que, se você adotar algumas ações de vez em quando, as vendas no seu mercadinho vão aumentar bastante.
Existem algumas estratégias que são usadas pelos grandes supermercados funcionam e que podem ser adaptadas para o seu negócio, sem precisar gastar muito. Vem comigo que eu te explico no artigo.
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Produtos irresistíveis na entrada
Que tal expor seus melhores produtos frescos logo na entrada do seu estabelecimento? Essa é uma técnica que desperta a fome e o interesse em compra. Elas são as famosas compras por impulso, mas vamos chamar aqui de vendas de oportunidade.
Quando frutas bonitas e bem arrumadas estão expostas para todo mundo ver, elas despertam no seu cliente a vontade de comprar, mesmo que ele não tenha necessidade. E isso se dá por dois motivos básicos: seja porque a vista despertou a fome ou porque ele achou os produtos vantajosos.
Isso vale também para chocolates, petiscos e doces diversos perto do caixa. Eles podem até ter mais saída dessa forma caso estivesse apenas no corredor do mercado.
Atraia a atenção do cliente
Despertar a atenção do cliente não é difícil e nem precisa gastar dinheiro com mega estruturas. Temos algumas dicas eficazes para aumentar suas vendas apenas chamando a atenção do cliente.
Para vender mais é preciso ter poder de convencimento, todo mundo sabe. Agora, você sabe como trabalhar isso no seu estabelecimento para aumentar as vendas? Fica tranquilo, que não precisa contratar um vendedor!
Tenha fixo na mente para quem você está vendendo e faça algumas mudanças na organização dos produtos. Guloseimas, como biscoitos, doces, cereais e salgadinhos são mais apelativos às crianças. Então deixe esses produtos em prateleiras baixas, que fique ao alcance das mãozinhas. Aposte no poder de persuasão que as crianças têm sobre os pais.
Outra dica eficaz para chamar a atenção do consumidor é expor os produtos no fim do corredor. Escolha os mais populares – com maior fluxo de venda – ou os que você gostaria que tivesse mais saída. A localização certa vai fazer a diferença para aumentar as vendas.
Isso vale também para os produtos mais caros. Seu cliente precisa enxergá-los sem dificuldade, então um lugares de destaque dá a visibilidade perfeita para serem vendidos mais rapidamente. Você pode arrumar em prateleiras próximas aos corredores, já que olhar é sempre direcionado para essa área durante as compras.
Descontos são sempre bem-vindos
Uma das ações promocionais mais eficientes e que todo consumidor adora são os bons preços. Uma queima de estoque atrai novos clientes, fideliza os antigos e ainda ajuda a vender o que não está saindo.
A clássica de levar mais produtos por um valor menor, é eficiente para renovar o estoque mais rápido. Mas antes de executar essa ação em específico, saiba exatamente quais itens vão entrar na queima após uma boa olhada no estoque. Fique atento para não exagerar nos descontos e acabar ficando com uma margem pequena de lucros.
Use as redes sociais ao seu favor
Sabe aquele antigo boca a boca? Agora ele se chama marketing digital! Deixe a resistência de lado e aproveite os recursos e a visibilidade que as redes sociais podem dar para o seu estabelecimento.
As vantagens vão desde alcançar seu público consumidor mais facilmente quanto poder se comunicar com ele de modo mais direto. Aposte nessa estratégia para vender mais e crie hoje mesmo – ou comece a atualizar – uma conta no Facebook e Instagram.
Poste as ofertas do dia, comunicados sobre horário diferenciado de funcionamento em feriados e novas opções de pagamento. Conteúdo é o que não vai faltar!
A tecnologia deve ser uma aliada do seu negócio para aumentar as vendas. E se esses argumentos ainda não foram capazes de convencer você, saiba que seu concorrente já pode estar aproveitando esses mesmos benefícios.
Bom atendimento é tudo!
E esse é um detalhe que faz toda a diferença na experiência de compra no seu estabelecimento. Ele precisa se sentir bem acolhido e bem tratado por você e pelos seus funcionários, afinal sem o cliente não há vendas, certo?
A pressa do dia a dia não pode ser justificativa para mau atendimento. Por isso invista em mini cursos de boas práticas no varejo para que a sua equipe aprenda a conciliar o trabalho com eventual suporte ao público.
Atenção: priorizar um atendimento de excelência ajuda a manter – ou dar um up – na sua reputação. E se somado às ações promocionais que citamos ao longo do artigo, é sucesso de vendas na certa!
Gostou do nosso conteúdo? No material sobre ações promocionais você aprendeu algumas maneiras simples e efetivas para aumentar as vendas no seu comércio. Basta focar em uma ou mais estratégias para atrair e fidelizar seus clientes. Que tal agora ler mais sobre: 5 dicas para organizar um estoque tendo pouco espaço